SEIC apresenta medidas para simplificar a vida do empreendedor 17/08/2023 - 18:00

Representantes de órgãos governamentais e entidades da iniciativa privada participaram nesta terça-feira (15), da 55ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (FOPEME), na sede do Sebrae, em Curitiba.

Na ocasião foram apresentadas as principais ações desenvolvidas pelo FOPEME durante o ano, a simplificação do processo de abertura de empresas, contratações públicas, inovação, serviços financeiros, educação empreendedora e a adequação à Lei Complementar Estadual 163/13, que estabelece normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte. As demandas do setor são identificadas pelos coordenadores dos Comitês Temáticos e utilizadas para definir políticas públicas.

“Esses debates ao longo do ano trazem propostas inovadoras para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas” destaca o diretor geral da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços e secretário técnico do Fórum, Christiano Puppi.

Segundo ele, o Estado do Paraná está realizando uma força-tarefa para garantir simplificação no processo de abertura de novas empresas.

“Nossa meta é agilizar o atendimento aos empreendedores e garantir que ele obtenha CNPJ e todas as licenças para operar no prazo de 6 horas”, completa o diretor-geral da SEIC.

O próximo encontro do Fórum deve acontecer no mês de novembro.

PRESENÇAS – Participaram do evento órgãos governamentais, Sebrae/PR, entidades de apoio e de representação do segmento das microempresas e empresas de pequeno porte.

FOPEME – O Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná está em atividade há mais de uma década, favorecendo o diálogo com o Governo para o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas ao empreendedorismo, à geração de emprego, renda e novos negócios.

É composto por comitês temáticos responsáveis pela articulação, desenvolvimento de estudos, elaboração de propostas e encaminhamento de temas específicos, que deverão compor a agenda de trabalho e a formulação de políticas públicas.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias