SEIC participa de evento em Brasília para a melhoria do ambiente de negócios 11/08/2023 - 16:41

Representantes da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC), participaram da edição 2023 do Transformar Juntos, evento que discute ações voltadas para a melhoria do ambiente de negócios em todo o país.  Os encontros aconteceram nos dias 02, 03 e 04 de agosto, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, com coordenação do Sebrae, e reuniu demais órgãos governamentais do país, agentes de desenvolvimento e entidades da iniciativa privada.

Foram apresentados painéis temáticos sobre desburocratização, compras públicas, inovação, entre outros assuntos considerados prioritários na agenda do desenvolvimento nacional sustentável.

A atuação do Paraná foi destacada pelo diretor-geral da Secretaria estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Christiano Puppi. Para ele, em eventos como este é que nascem as ideias e propostas importantes para desenvolver esse setor que é tão fundamental para a economia.

“Aqui lideranças articulam melhorias e trocam experiência de seus estados. No Paraná o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte é extremamente ativo e importante para garantir ações que irão provocar impacto. É o poder público e a sociedade civil organizada executando atividades integradas”, destacou Puppi.

“No Paraná trabalhamos com diretrizes para reduzir a informalidade e garantir o reconhecimento das micro e pequenas empresas”, concluiu.

Além de representantes do Fopeme-PR, também participaram do evento órgãos do Governo do Estado que trabalham no alinhamento de políticas públicas para melhorias do ambiente de negócios.

FOPEME – O Fopeme-PR tem como objetivo orientar e assessorar a formulação e coordenação de políticas de apoio e desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte, estimulando o empreendedorismo, a geração de emprego, renda e novos negócios.  

PROPOSTAS – Entre as diversas medidas que são discutidas no Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, foi proposto nesta semana ao Governo Federal que estabeleça um período de transição de seis meses para a migração dos Microempreendedores Individuais (MEIs) para o regime de Microempresas (ME). O objetivo é facilitar a adaptação dos empreendedores ao regime tributário das microempresas, estimulando assim o desenvolvimento do empreendedorismo no país.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias